1. Clínica
  2. Tratamentos
  3. Equipe
  4. Tecnologia
  5. Blog
  6. Marque sua consulta
Marque sua consulta

Blog

Melasma tem tratamento

, , , ,

O melasma não tem cura, mas tem tratamento! Porém, o diagnóstico só pode ser feito pelo dermatologista. Para tratá-lo, o Laser Spectra, os peelings, e até mesmo a associação do microagulhamento às injeções com ativos clareadores, são aliados eficazes.

 

O melasma é uma hiperpigmentação da pele caracterizada pelo aparecimento de manchas escuras com formatos irregulares e bem definidos, comumente na face em áreas como: testa, queixo lábio superior, têmporas e do lábio superior, podendo ocorrer também na lateral dos braços e colo. Embora não haja causa definida, essa condição geralmente está associada ao uso de anticoncepcionais, à gravidez e, além disso, pode se agravar quando exposto constantemente ao sol. Fatores hormonais, a predisposição genética e histórico familiar, também influenciam no surgimento desta condição.

 

Os tratamentos variam: Laser Spectra, os peelings, a mesoterapia com ácido tranexâmico… todos trazem resultados eficazes e a definição do protocolo ideal será feita pelo dermatologista após exame diagnóstico; além do acompanhamento com medicamentos tópicos que vão complementar os efeitos dos procedimentos feitos na clínica. No caso do melasma principalmente, é essencial compreender que hábitos de proteção contra os raios ultravioleta e a luz visível, são parte fundamental do conjunto de medidas para clarear, estabilizar e impedir que o pigmento volte.

 

ÁCIDO TRANEXÂMICO

A mesoterapia com ácido tranexâmico consiste na aplicação dessa substância nas manchas acastanhadas típicas do melasma, com o intuito de controlar a produção desenfreada da pigmentação escura realizada pelos melanócitos, células produtoras de melanina.

 

LASER SPECTRA

O laser elimina manchas marrons variadas e o melasma em especial. O aparelho emite pulsos de luz ultrarrápidos e sua energia é absorvida pelos melanócitos, células que produzem o pigmento escuro, a melanina.

A produção e a distribuição desse pigmento ficam mais controladas, conforme as sessões.  O Spectra não causa dor e pode ser utilizado em qualquer época do ano, inclusive no verão. O laser age de forma diferente com a energia mais baixa, porém uniforme, o que evita a formação de novas manchas escuras, e não provoca inchaço nem irritação.

 

ENDYMED – RADIOFREQUÊNCIA MICROAGULHADA A OURO

A técnica do microagulhamento acontece através das pequenas e suaves perfurações causadas pelas microagulhas, capazes de reduzir a pigmentação das manchas na pele, além de poder fazer maravilhas, estimulando as células responsáveis pela produção de colágeno e renovação da pele.

 

O protocolo mais indicado vai depender da avaliação, que definirá os procedimentos que, isolada ou associadamente, serão mais efetivos no caso de cada paciente. Além disso, o dermatologista indicará a rotina de cuidados e dermocosméticos adequados para proteger a pele da exposição solar: etapa essencial na manutenção dos resultados do tratamento!