1. Clínica
  2. Tratamentos
  3. Equipe
  4. Tecnologia
  5. Blog
  6. Marque sua consulta
Marque sua consulta

Blog

Quando começar os tratamentos dermatológicos?

, , ,

Quando começar os tratamentos dermatológicos ?!

Pergunta muito frequente tanto pelas redes sociais quanto no dia a dia do consultório, vou explicar tentando dividir em tratamentos dermatológicos em casa e no consultório!

 

Tratamentos em CASA:

 – Do nascimento até os 6 meses

Sim, os tratamentos  dermatológicos devem ser iniciados desde bebê! Nessa fase a pele do bebe é muito delicada necessita de  uma rotina de limpeza suave (sabonetes líquidos hidratantes) e sempre passar hidratantes no pós banho (nas farmácias existem varias marcas mas sempre peça orientação ao seu dermatologista ou ao pediatra do seu bebê.  De uma maneira geral opte por produtos hipoalergênicos e sem perfume)!

Evitar uso de perfumes fortes,  bem como remover na lavagem de roupas os amaciantes e todo o excesso de sabão das roupinhas evitando assim dermatites de contato e alérgicas!

Deve-se também usar apenas proteção solar física através de chapéu, roupas e sombreiros;

– Dos 6 meses até a adolescência

Devemos manter nessa fase todos a rotina anteriormente citados;

Será  adicionado o uso de  protetor solar, de preferência fisico (na farmácia tem várias marcas infantis).

Sempre dê um olhada no rótulo pra se certificar se de fato é fisico;

– Na adolescência

Fase de maior produção sebácea,  devemos fazer uso de sabonetes específicos para controle oleosidade , tônicos e produtos com o objetivo de se controlar essa oleosidade excessiva!

Deve se manter a rotina de hidratação, principalmente com o início da depilação. O processo de depilação traumatiza a pele deixando-a mais sensível e susceptível a manchas e infecções. 

O uso de protetor solar deve ser reforçado, optando-se por protetores com controle de oleosidade;

– Na vida adulta

Começamos com o uso de antioxidante diurnos, ácidos a noite, creme especifico para área dos olhos, cremes pro pescoço, colo e mãos … Cada tratamento dermatológico vai depender de cada faixa etária e de cada necessidade especifica (tem mancha? é ressecada? tem rosácea? tem melasma? tem acne? tem flacidez?)

Na consulta com  seu dermatologista ele irá prescrever uma rotina especifica a cada  necessidade personalizando assim seu tratamento!

Com  a internet em nossas mãos e um mundo de informações à um clique de distancia é muito comum a compra inadequada de produtos, mas resistam, aguentem firme e  não se auto-mediquem! O que serve pra blogueira/amiga pode não servir pra você!

Caso você tenha interesse em algum novo produto que viu ou que uma amiga indicou, anote o nome e leve na consulta e pergunte a seu dermatologista  se esse produto se adequa a sua pele.

Outra coisa muito importante para sua consulta dermatológica é: leve todas as suas dúvidas e queixas anotadas! Assim você não vai esquecer de nada!

 

Tratamentos em CONSULTÓRIO de uma maneira geral:

– Do nascimento até a adolescência

De uma maneira geral não fazemos tratamento em consultório nesse período! A não ser em casos muito específicos como vitiligo, alópecia areata,  entre outros;

– Na adolescência

Podemos fazer uso da limpeza de pele, peeling, toxina botulínica pra tratamento de hiperidrose (suor excessivo), laser pra tratamento de hipercromia pós inflamatória (muito comum nessa fase devido as manchinhas de acne), tratamento de estrias (pode ser realizado com laser Nd:YAG quando as estrias estão vermelhas e/ou radiofrequência microagulhada a ouro no caso de estrias brancas) , laser para tratamento de foliculite;

– Dos 21 aos 30 anos

Em alguns raros casos podemos iniciar o uso da toxina botulínica, dos preenchedores faciais com objetivo de harmonizar o rosto (corrigir uma olheira profunda, modificar o formato do nariz, aumentar o queixo), lasers de uma maneira geral (a ser indicado de acordo com a necessidade), radiofrequência microagulhada a ouro no caso de cicatrizes de acne;

– Faixa dos 31  aos 40 anos

Toxina botulínica, preenchimento , skinboosters (hidratação facial profunda), radiofrequência (exilis), lasers de uma maneira geral (a ser indicado de acordo com a necessidade);

– Faixa dos 41 aos 50 anos

Toxina botulínica, preenchimento , skinboosters (hidratação facial profunda), radiofrequência (exilis), lasers de uma maneira geral (a ser indicado de acordo com a necessidade), bioestimuladores de colágeno e ultrassom microfocado (uma vez ao ano);

Faixa dos 51 aos 60 anos

Toxina botulínica, preenchimento, skinboosters (hidratação facial profunda), radiofrequência (exilis), lasers de uma maneira geral (a ser indicado de acordo com a necessidade), bioestimuladores de colágeno, ultrassom microfocado (uma vez ao ano) e fios de sustentação;

– Faixa dos 61 anos em diante

 Toxina botulínica, preenchimento , skinboosters (hidratação facial profunda), radiofrequência (exilis), lasers de uma maneira geral, bioestimuladores de colágeno, ultrassom microfocado (duas vezes ao ano) e fios de sustentação.

 

Lembrando que CADA PACIENTE É ÚNICO!

Portanto,  possui características individuais que devem ser avaliadas e tratadas de acordo. Sendo assim,  um paciente na faixa dos 40 anos pode precisar de fio de sustentação e um paciente de 60 anos pode não precisar!

PERSONALIZAÇÃO & INDIVIDUALIZAÇÃO do tratamento dermatológico, avaliando-se a necessidade de cada paciente através de uma avaliação completa, respeitando características individuais como formato e proporções faciais levam a um DIAGNÓSTICO CORRETO,  o que faz TODA a diferença para que tenhamos um resultado ELEGANTE e NATURAL  ao final do seu tratamento.